Che Guevara e a rebeldia de butique

(Alexandre Pelegi)
Num dia como hoje, em 1967, um dia depois de ser aprisionado, Che Guevara era executado pelo exército boliviano. A ajuda da CIA foi crucial para tal desfecho. Mas em lugar do cadáver que teve as mãos decepadas, sobrevive até hoje, com força total, o mito do revolucionário romântico e sonhador.
Mitos são maiores que humanos, nós os fazemos assim. Não têm história, tornaram-se personagens de lendas. Como num romance, suas vidas são contadas sempre com emotividade, fatos são distorcidos, pedaços omitidos e outros até distorcidos. Um morto é a melhor ferramenta para exarar nossos delírios e frustrações.
Che Guevara afundou-se na selva da Bolívia numa época em que muitos sonhavam ser este o caminho para mudar o mundo. Cá no Brasil, um bando de jovens se aventurava na guerrilha contra a ditadura. O problema é que enquanto muitos sonhavam, poucos, muitos poucos eram os que dispunham de coragem e disposição para o risco da ação.
Por seu gesto, Che virou mito. Por ter feito o que muitos queriam e não tiveram coragem. Um mito construído às avessas, graças às nossas frustrações e medos. Por isso, o guerrilheiro argentino-cubano simboliza coragem e romantismo; solidariedade e desprendimento; messianismo e entrega. Ele representa o que uma geração gostaria de ter sido e não conseguiu, e a imensa maioria seque tentou.
Divulgação/ Arquivo

Sua morte serviu para preencher o vazio tedioso de corações e mentes de milhões de jovens que, mundo afora, além de sonhar, torciam para que o mundo mudasse. Hoje, a maioria deles ocupa postos de destaque em empresas multinacionais que exploram miseráveis pelo planeta; que destroem o que ainda resta de verde no mundo; e ensinam aos jovens do novo milênio que sucesso é ter muito dinheiro, o resto é poesia. Logo, poetas são seres desprezíveis, porque ainda ousam sonhar como eles sonharam um dia...
Che deixou de ter história há muito tempo. Seu mito está restrito aos rebeldes de butique. Para a sorte de muita gente, além de alienada, essa garotada não oferece o menor risco à segurança.
............... Fonte: Primeiro Programa 09/10/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário